top of page
Buscar
  • gabrielneves2310

COMO GANHAR DINHEIRO EM AÇÕES

Hoje eu vou mostrar a vocês o que estou fazendo para ganhar dinheiro e aumentar o meu patrimônio nos investimentos.


Como vocês sabem, estou em busca da minha liberdade financeira e decidi entrar nos investimentos na bolsa de valores. Antes de começar a aportar, busquei várias informações de como saber o momento, verificar os ativos, saber cada indicadores e com isso aportar em BONS ativos, o importante não é ter muitos e muitos ativos e sim BONS ativos, pois no meu caso, priorizo a longo prazo. Então a seguir vou mostrar o que faço para aportar em um ativo.


Para investir em ações, eu vejo 7 indicadores para poder saber se estou investindo numa boa empresa e que ao longo prazo posso criar uma expectativa positiva. Na imagem a seguir, irei usar um ativo que pretendo adquirir na minha carteira.


Não é uma recomendação, é um ativo me interessa no futuro.
  1. "D.Y" = Dividend Yield --> é o indicador que verifica a performance da organização mediante os proventos que foram pagos aos acionistas da empresa ao longo dos últimos 12 meses do ano.

  2. "P/L" = Preço/Lucro --> é um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato. O valor da ação TRLP4 está cotado (11/05/23) no valor de R$24,59, pegando o valor da ação e dividir pelo valor "LPA" (lucro por ação) que é 3,75 conforme na imagem, temos R$24,59/3,75 = resultado é o P/L = 6,56. A interpretação é que levará 6,5 anos para obter o retorno do investimento na companhia.

  3. "P/VP" = Preço/Valor Patrimonial --> é um indicador que informa se o valor de uma ação está relativamente cara ou barata. Se o valor do P/VP for superior a 1 é porque a ação está alto no momento. Se o valor estiver igual a 1 está no seu preço justo e abaixo de 1 está descontado (barato). No caso da imagem, a ação TRLP4 está descontado, pois o valor P/VP está 0,96.

  4. "CAGR RECEITAS 5 ANOS" --> É o resultado das receitas dos anos anteriores.

  5. "CAGR LUCRO 5 ANOS" --> É o resultado dos lucros dos anos anteriores.

  6. "ROE" = Retorno sobre Patrimônio Líquido --> é um indicador de rentabilidade que serve para determinar o quão eficiente é uma empresa na geração de lucro a partir dos seus recursos. Quando um ROE é alto, é possível interpretar que a empresa utiliza seus recursos de forma produtiva. Já quando é baixo, pode existir um sinal negativo sobre como a gestão lida com as decisões financeiras do negócio.

  7. "M.LIQUIDA" = Margem Líquida --> é a razão entre o Lucro Líquido e a Receita Líquida de uma companhia após a dedução de impostos e tributos. O resultado pode ser mostrado de forma trimestral ou anual. Caso a porcentagem esteja negativa, significa que a empresa está no prejuízo.


Espero que tenha ajudado vocês a verificar se vale a pena ou não a adquirir uma ação, o importante é escolher uma ação de QUALIDADE e de preferência que paga dividendos, para poder ganhar e reinvestir, dessa forma será possível criar uma bola de neve e aumentar seu patrimônio de forma mais rápida. Outra dica, não é uma recomendação, DIVERSIFIQUE a sua carteira, não deixe todo seu patrimônio em um ativo ou em um segmento.


bottom of page