top of page
Buscar
  • gabrielneves2310

Fiagros: Será que vale a pena investir?

FIAGRO é a sigla para Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais. Ele foi criado pela Lei nº 14.130, de 29 de março de 2021, e regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por meio da Instrução CVM nº 620, de 14 de junho de 2021.


O Fiagro é um fundo de investimento que tem como objetivo investir em ativos relacionados ao agronegócio, como imóveis rurais, títulos de crédito do agronegócio, direitos creditórios do agronegócio e certificados de recebíveis do agronegócio.


Os Fiagros têm a vantagem de serem isentos de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos aos cotistas, exceto o imposto de renda retido na fonte sobre a distribuição de rendimentos mensais.


Os Fiagros podem ser abertos ou fechados. Os FIAGROs abertos podem ser negociados em bolsa de valores, enquanto os FIAGROs fechados não podem.


Os Fiagros são uma boa opção de investimento para quem deseja se expor ao setor do agronegócio. O setor do agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira e tem um grande potencial de crescimento.


No entanto, é importante lembrar que os Fiagros são investimentos de renda variável e, portanto, estão sujeitos a riscos. Os investidores devem fazer sua própria análise antes de investir em Fiagros.


Aqui estão alguns dos benefícios de investir em FIAGROs:

  • Isenção de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos aos cotistas, exceto o imposto de renda retido na fonte sobre a distribuição de rendimentos mensais.

  • Exposição ao setor do agronegócio, que é um dos setores mais importantes da economia brasileira e tem um grande potencial de crescimento.

  • Diversificação da carteira de investimentos.

Aqui estão alguns dos riscos de investir em FIAGROs:

  • Risco de mercado: São investimentos de renda variável e, portanto, estão sujeitos a riscos de mercado.

  • Risco de crédito: Podem investir em títulos de crédito do agronegócio e direitos creditórios do agronegócio, que são ativos de crédito. Esses ativos estão sujeitos a risco de crédito, ou seja, o risco de inadimplência do devedor.

  • Risco de liquidez: Podem ser negociados em bolsa de valores, mas nem todos são líquidos. Alguns Fiagros podem ser difíceis de vender, especialmente se o mercado estiver em baixa.

Se você está pensando em investir em FIAGROs, é importante fazer sua própria análise e entender os riscos envolvidos.


No momento estou estudando alguns Fiagros para colocar na minha carteira, até 3 ativos desse segmento pretendo investir. É um mercado novo e que tem tudo para continuar crescendo, o certo é estudar e analisar. Não é um recomendação.

bottom of page